Laudos em NR10, Assessoria e Treinamentos
(19) 99209-7675
(19) 98117-4520
(19) 3308-4582

Elaboração do Laudo das Instalações Elétricas e Aterramento de Painéis

Consiste em realizar uma inspeção visual em campo das subestações, instalações elétricas e painéis elétricos de distribuição e potência para apresentar através de registros fotográficos, as não conformidades encontradas para confecção do Laudo.

Para a confecção do Laudo de aterramento de painéis, realizamos a medição de resistência ôhmica para análise da integridade do aterramento do painel.

A auditoria retrata a realidade atual da segurança nas instalações elétricas existentes na empresa conforme determinação das normas da ABNT NBR 5410, ABNT NBR 14.039, ABNT NBR 5419 e NR10.

Laudo de SPDA – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas

Consiste em realizar auditoria na documentação existente de projeto, construção e montagem, efetuar a inspeção visual e medição de continuidade das estruturas, sucedendo com registros fotográficos dos locais avaliados e dos pontos medidos para confecção do Laudo.

A auditoria baseada na inspeção e medição será executada conforme determinação da norma da ABNT NBR 5419 e verificará a integridade das descidas do sistema de proteção, captores, hastes, conectores, cabos e condições físicas das instalações retratando a realidade atual da empresa.

Diagramas Unifilares + Laudo de ATPV

Consiste na inspeção visual dos painéis elétricos para elaborar uma representação gráfica dos painéis de distribuição e potência com especificações resumidas dos seus respectivos dispositivos elétricos, desde a entrada de energia até os painéis de distribuição. Objetiva mostrar as interligações entre os circuitos, detalhar todas as conexões de um determinado quadro e fornecer parâmetros técnicos para o Laudo de ATPV.

O laudo de ATPV será confeccionado conforme determinação da norma da NFPA70E e descreve o cálculo de energia incidente (cal/cm²) determinado a partir do potencial de energia a fim de especificar os equipamentos de proteção adequados à sua instalação. É realizada uma investigação de diversos parâmetros elétricos tais como análise de curto circuito, tensão do painel, etc. – informações previamente registradas durante inspeção em campo para confecção dos desenhos elétricos.

\

Procedimentos e Treinamentos

Dispor de modelos de procedimentos operacionais básicos com instruções técnicas e administrativas relacionadas aos trabalhos com intervenções em eletricidade juntamente com a equipe de manutenção da unidade de forma a descrever passo a passo as atividades realizadas nas instalações elétricas da empresa.

Dispor de treinamentos específicos de Segurança em atendimento ao Anexo II da NR10 (Formação e Reciclagem NR10 Básico e NR10 SEP). O treinamento abordará todos os itens de segurança através de atividades práticas (para o treinamento de formação), slides e vídeos. Deve explorar situações concretas das atividades in company através da troca de informações bem como indicar as possíveis soluções para os riscos ao proceder com as intervenções elétricas baseadas nas diretrizes das normas vigentes.

Diagnóstico Inicial da NR10

É necessário que haja uma auditoria documental a fim de investigar e apontar a situação atual da implementação da norma na empresa. Será observada toda estrutura administrativa, de manutenção, medidas de controle, sistemas de prevenção e de procedimentos de segurança da unidade visando garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. O Diagnóstico da NR10 retrata a auditoria documental e avalia os seguintes itens:

- Sistema de gestão da segurança e sinalização.
- Documentação técnica e projetos.
- Procedimentos de trabalho, instruções técnicas, emergências e resgate de acidentados.
- Procedimentos de processos de autorização de trabalhadores.
- Análises de riscos e medidas de controle.
- Proteção contra incêndio e explosões.
- Comprovação de treinamentos.
- Certificações de equipamentos e ferramentas.
- Medidas de proteção coletiva e EPI.
- Processos de contratação de terceiros.
- Mapeamento das responsabilidades e atividades na área elétrica.

Assessoria e Consultoria

Consiste em visitas técnicas periódicas na unidade do contrato em vigência, a fim de relatar todas as atividades realizadas e as principais pendências evidenciadas, e ainda.

- Auxiliar na análise documental de formação profissional que comprove a qualificação, habilitação, capacitação e habilitação dos colaboradores e seus respectivos treinamentos bem como atualizar o prontuário e a classificação dos eletricistas com a inclusão de novos certificados.

- Atualizar os diagramas unifilares dos painéis sempre que houver qualquer alteração nos circuitos bem como elaborar os desenhos técnicos dos novos painéis elétricos instalados.

- Realizar análise documental do memorial descritivo dos projetos para avaliar a necessidade de “As Built” nas instalações existentes em atendimento à NR10.

- Consultoria especializada e orientação na interpretação da NR10 bem como assistência em ações de fiscalização do MTE, outras auditorias externas e auditoria interna.

- Follow up do cronograma de ações com inspeções em campo e registros fotográficos nas dependências da unidade para avaliar a evolução das adequações realizadas das não conformidades apontadas nos laudos, esclarecimentos de dúvidas e análise de compras técnicas.

- Relatar para a unidade com 3 meses de antecedência o vencimento dos laudos técnicos, laudos de isolação dos equipamentos de proteção e treinamentos de NR10 básico e NR10 SEP.

Norele Consultoria e Assessoria Eireli - ME
Rua José Paulino, 416, Sala 304 - CEP: 13.013-000
Centro - Campinas/SP
comercial@norele.com.br